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Trans... Formar para Agir (2006-2007)
O projecto “Trans…Formar para Agir” consiste num estudo sobre as condições de desenvolvimento, as práticas de formação e o impacto pessoal e social dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) promovidos pela Associação para o Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), no período compreendido entre Janeiro de 2001 e Dezembro de 2005.
 
    
O projecto ?Trans?Formar para Agir? consiste num estudo sobre as condições de desenvolvimento, as práticas de formação e o impacto pessoal e social dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) promovidos pela Associação para o Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), no período compreendido entre Janeiro de 2001 e Dezembro de 2005. A ATAHCA, que desenvolve a sua acção na área da educação de adultos desde 1998, tem encontrado nos Cursos EFA um lugar de realização muito expressivo da sua intervenção naquele campo.
 
Foram objectivos do estudo:
- Caracterizar a Associação do ponto de vista organizacional e analisar as orientações que nela têm sido assumidas relativamente à educação e formação de adultos;
- Caracterizar a estrutura de coordenação e os modos de funcionamento da equipa pedagógica dos Cursos EFA;
- Caracterizar a formação desenvolvida nos Cursos EFA ao nível das áreas de incidência e dos objectivos;
- Analisar as metodologias de trabalho privilegiadas no desenvolvimento dos Cursos EFA;
- Analisar as articulações entre o modelo de formação preconizado pela Direcção-Geral de Formação Vocacional, bem como as metodologias e os instrumentos de trabalho construídos especificamente no âmbito Cursos EFA;
- Identificar e caracterizar boas práticas e permitir a sua disseminação;
- Analisar o impacto da formação realizada nos planos pessoal, social e organizacional;
- Apresentar propostas para a melhoria da organização e das práticas desenvolvidas no âmbito dos Cursos EFA.
 
Do ponto de vista da organização e desenvolvimento das actividades de investigação, este estudo envolveu duas equipas, uma Equipa de Coordenação, responsável pela aprovação do Plano de Trabalhos, acompanhamento da pesquisa e apreciação do Relatório Final do Estudo, a segunda, de Investigação, responsável pela coordenação científica, concepção do estudo, desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e elaboração do Relatório Final e Recomendações.
 
A Equipa de Coordenação teve a seguinte composição: Rui Vieira de Castro, da UEA, coordenador do estudo; Amélia Vitória Sancho e Paula Guimarães, investigadoras da UEA; Mota Alves, responsável pela Associação para o Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave. Compõem a Equipa de Investigação: o coordenador científico do estudo, Rui Vieira de Castro; a coordenadora executiva do estudo, Amélia Vitória Sancho; duas investigadoras da UEA, Paula Guimarães e Raquel Oliveira; e dois investigadores do Instituto de Educação e Psicologia da UM, Licínio C. Lima e Mª Lourdes Dionísio; três elementos da Associação para o Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave que desenvolvem tarefas de investigação, Susana Pacheco, Natália Braga e Rui Cardoso.
 
O desenvolvimento do estudo contemplou os momentos seguintes:
i) Caracterização da ATAHCA, no plano organizacional e no das orientações para a intervenção na educação e formação de adultos, através nomeadamente dos Cursos EFA;
ii) Caracterização dos recursos humanos (formadores, mediadores e outros profissionais), financeiros e materiais envolvidos nos Cursos EFA;
iii) Caracterização dos destinatários dos Cursos EFA promovidos pela Associação;
iv) Descrição e análise dos planos de formação da Associação, na consideração das metodologias, dos instrumentos e estratégias de intervenção previstos para os Cursos EFA;
v) Análise das acções de formação realizadas, privilegiando a caracterização das metodologias de trabalho adoptadas;
vi) Identificação e caracterização de boas práticas, tendo em vista a sua disseminação;
vii) Avaliação do impacto da formação, aos níveis pessoal, organizacional e social;
viii) Elaboração do Relatório Final.
 
Com a realização do estudo procurou-se garantir a descrição e a compreensão em profundidade da actividade desenvolvida pela ATHACA ao nível da concepção e desenvolvimento de Cursos EFA, durante o período em análise, instituindo-se como objectos de estudo toda a documentação produzida no âmbito do Centro, as práticas de formação desenvolvidas e os efeitos dessa formação, estes últimos perspectivados através da representação dos actores directamente envolvidos ? responsáveis da Associação, formadores e formandos e dos empregadores.
    
 
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