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Práticas Locais de Educação de Adultos em Portugal (2005-2006)
A Unidade de Educação de Educação tem em desenvolvimento o projecto Práticas Locais de Educação de Adultos em Portugal, na sequência do trabalho efectuado no âmbito de um Call for Tender da Direcção-Geral para a Educação e Cultura da União Europeia e a convite da Universidade de Montpellier (França), num estudo coordenado pela Universidade de Leiden (Holanda).
 

A UEA desenvolveu três estudos de organizações promotoras de projectos/acções de educação e formação de adultos durante 2005, na sequência do trabalho efectuado no âmbito de um Call for Tender da Direcção-Geral para a Educação e Cultura da União Europeia e a convite da Universidade de Montpellier (França), num estudo coordenado pela Universidade de Leiden (Holanda). As organizações estudadas, distintas na estrutura, nos objectivos e nos métodos de trabalho a que recorrem, desenvolvem acções formais (cursos de ensino básico recorrente e de educação e formação de adultos) e não-formais (acções de educação para a saúde) que traduzem um quadro representativo de ofertas públicas de educação e formação de adultos, em Portugal, na actualidade. Dando continuidade a esta pesquisa, a UEA atribuiu novos contornos e objectivos ao primeiro estudo referido, encetando o projecto Práticas Locais de Educação de Adultos em Portugal.

Objectivos

Foram objectivos deste Projecto:

i. Estudar as tendências de desenvolvimento da educação de adultos no nosso país;

ii. Caracterizar contextos e modalidades de educação de adultos;

iii. Analisar objectivos, métodos pedagógicos e materiais didácticos utilizados nas acções de ensino e de educação e formação de adultos a decorrer;

iv. Discutir a capacidade de recriação e reinvenção dos contextos e das práticas, privilegiando a interpretação e realçando a apropriação realizada pelas diferentes organizações e pelos actores.

Resultados

O relatório Developing Local Learning Centres and Learning Parnerships as Part of Member States Targets for Reaching the Lisbon Goals in the Field of Education and Training. A study of the current situation. Portugal foi redigido, bem como o artigo "Innitiatives of Adult Education in Portugal: new policies, different intervention scenarios" que integra o livro Adult Education: New Routes in a New Landscape, editado pela UEA (2006).

        
 
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