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New Challenges of Youth Training in the Knowledge Society - YOUTRAIN (2004-2006)  
New Challenges of Youth Training in the Knowledge Society - YOUTRAIN (2004-2006)
Com a finalidade de contribuir para a compreensão do insucesso e abandono escolares de jovens e adultos, a Unidade de Educação de Adultos tem em desenvolvimento o projecto YOUTRAIN, iniciativa coordenada pela Universidade de Barcelona/Centro de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras das Desigualdades.
 

A Unidade de Educação de Adultos integra a Equipa Internacional do projecto YOUTRAIN, com a finalidade de contribuir para a compreensão do insucesso e do abandono escolares, a partir do estudo das necessidades educativas dos jovens e adultos na sociedade actual e da análise dos problemas que na educação obrigatória e pós-obrigatória. Este Projecto contempla também a realização de diferentes estudos de caso, iniciativas educativas que apresentem qualidade científica, pedagógica e democrática, bem como a formulação de recomendações que têm como finalidade a prevenção do insucesso e abandono escolares.

Este Projecto é coordenado pela Universidade de Barcelona - Centro de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (www.pcb.ub.es/crea), de Espanha, contando com a participação de 3s Research Laboratory (www.3s.co.at), da Áustria, do Instituto de Educação de Adultos da Roménia (www.irea.uvt.ro), da Universidade de Surrey - Departamento de Estudos Educacionais (www.surrey.ac.uk), do Reino Unido, e da Universidade do Minho - Unidade de Educação de Adultos.

Este Projecto desenvolve-se entre 2005 e Setembro de 2006, com apoio do Programa SOCRATES.

São objectivos do Projecto:

- Analisar os diferentes modleos de educação obrigatória na Europa e em particular em Portugal, bem como o modo como as necessidades educativas dos jovens e adultos na sociedade de hoje são consideradas;

- Identificar factores que originam o insucesso e o abandono escolares dos jovens e adultos, em particular aqueles que pertencem a grupos étnicos e culturais minoritários;

- Estudar casos inovadores que apresentemm qualidade científica, pedagógica e democrática;

- Apresentar recomendações no sentido de melhorar a qualidade da educação obrigatória e pós-obrigatória, procurando prevenir o insucesso e o abandono escolares.

Este Projecto procura discutir de que modo a educação obrigatória e pós-obrigatória responde às necessidades dos jovens e dos adultos na actualidade, no que concerne as exigências sociais e do mercado de trabalho, no contexto da lenta e sinuosa evolu~ção educativa em portugal, dos bloqueios e progressos visíveis, da diversificação de vias educativas e formativas e do seu impacto, bem como do desesenvolvimento tardio da educação de adultos. Visa ainda discutir a problemática da transição dos jovens e adultos do sistema educativo para o mercado de trabalho, tendo em consideração que nem sempre é evidente a correspondência entre os saberes adquiridos durante escolaridade obrigatória e pós-obrigatória e as solicitações do quotidiano.

Equipas de Trabalho

A UEA constitui uma Equipa de Investigação formada por Rui Vieira de castro, da UEA, Coordenador do projecto, Almerindo Janela Afonso, do Instituto de Educação e Psicologia (IEP), Coordenador Científico, Paula Guimarães e Raquel Oliveira, da UEA, Fátima Antunes, do IEP, e Maria Cecília Santos, estudante de Doutoramento em Educação do IEP, Investigadoras.

Este Projecto contempla ainda a existência de um Grupo Externo, composto por dezassete elementos, profissionais da educação e da acção social, representantes de organizações governamentais e não-governamentais, e ainda jovens e adultos estudantes ou que abandonaram a escola. Este Grupo reúne-se  em momentos determinantes do projecto, em particular após o desenvolvimento de cada fase, com o propósito validar resultados obtidos e documentos produzidos pela Equipa de Investigação.

Resultados

O Trabalho realizado até momento conduziu à redação dos seguintes relatórios (com versões em português e em inglês):

i. Relatório Nacional - PORTUGAL. A Qualidade dos Sistemas de Educação Obrigatória e Pós-Obrigatória e as Novas Necessidades Educativas dos Alunos, com coordenação da UEA (2005), nas versões portuguesa e inglesa.

ii. COMPARATIVE REPORT. The Quality of Post -Compulsory Educational Systems and the New Needs of Students, com coordenação da Universidade de Barcelona/CREA (2005).

iii.Segundo Relatório - PORTUGAL. As Barreiras que Levam ao Abandono Escolar: Componentes de Exclusão e de Transformação, com coordenação da UEA (2005), nas versões portuguesa e inglesa.

iv. COMPARATIVE REPORT.  Barriers that Lead to School Drop-out, com coordenação da Universidade de Barcelona/CREA (2005).

v. Guide of Innovative Educational Experiences, da responsabilidade da UEA com coordenação do CREA(2006).

        
 
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