Estas iniciativas de carácter formal surgiram na sequência de convites efectuados por instituições de ensino público, universitário ou politécnico, tendo levado ao desenho de planos de estudo e programas de ensino e à docência.
Assim, destaca-se a participação dos elementos da UEA em diversos Cursos de Estudos Superiores Especializados (C.E.S.E.), como:
1) no C.E.S.E. de Educação de Adultos e Animação Comunitária, da Escola Superior de Educação do Porto (1988/89 a 1998/99), pela docência das disciplinas de Pedagogia e Métodos em Educação de Adultos, e Concepção, Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos em Educação, e pela orientação de estágios e de trabalhos; 2) no C.E.S.E. de Educação Infantil e Básica - variante Educação Comunitária do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (1991/92, 1995/96, 1998/99), pela docência da disciplina Métodos e Técnicas de Educação Comunitária e pela orientação de trabalhos; no C.E.S.E. em Enfermagem Comunitária da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo, pela docência da disciplina de Saúde Comunitária (Módulo 1) (1996/97); 3) no C.E.S.E. de Enfermagem Materna e Infantil e de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian (Braga) (1997/98 e 1998/99), a orientação da disciplina de Pedagogia; e a colaboração com a Escola Superior de Educação de Viseu, através da orientação e arguição de trabalhos do C.E.S.E. de Administração Escolar.
Para além destas colaborações, a UEA manteve, de 2000 a 2003, um projecto de cooperação com a Universidade de Leiden (Holanda) que envolvia o apoio à participação de alunos da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho no curso intensivo SOCRATES-Erasmus Lifelong Learning Policies in the European Union, coordenado por Barry J. Hake, e, de 2001 a 2003, um programa de mobilidade de estudantes da Licenciatura referida com a Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e a Universidade de Groningen (Holanda).
Ainda no âmbito das actividades de ensino de carácter internacional, refira-se a cooperação da UEA na rede europeia Adult Education in Europe que, nos anos de 1998 a 2003, permitiu a participação no International Programme on Adult Education (IPAE).
Esta colaboração permitiu dois tipos de participação: a leccionação de conteúdos relacionados com as políticas de educação de adultos na União Europeia e em Portugal, por Licínio C. Lima e Paula Guimarães; e a frequência no Programa Intensivo por alunos da Licenciatura em Educação.
Assim, em 1998, este Programa decorreu na Universidade Católica de Nijmegen, Nijmegen - Holanda; em 1999, na Universidade Paul Valéry, Montpellier - França; em 2000, na Universidade do Minho, Braga - Portugal; em 2001, na Universidade Autónoma de Barcelona, Barcelona - Espanha; em 2002, na Universidade Humboldt de Berlim, Berlim - Alemanha; em 2003, na Universidade de Groningen, Groningen - Holanda; e em 2004, na Universidade de Rovaniemi, Lapónia - Finlândia. Estes cursos foram apoiados pelo Programa SOCRATES-Erasmus e a UEA contribuiu para participação de docentes e alunos da U.M através da atribuição de bolsas.
Como referido, em 2000, a UEA tomou a seu cargo a organização do referido programa intensivo, que decorreu ao longo de três meses. Tendo contado com a participação de cinquenta estudantes e catorze professores de dez universidades europeias, o programa apresentou como tema central a Educação de Adultos na Europa e a Educação Permanente e teve como objectivos permitir o conhecimento da realidade da educação e formação de adultos, analisar os grandes temas actualmente em discussão e reflectir sobre as tendências de desenvolvimento desta área nos diversos países europeus e, em particular, em Portugal.
Neste sentido integrou quatro módulos de formação: "Labour, Organization and Management", "Community Education and Community Development", "Learning Strategies in a Multicultural Society" e "Adult Education as Social Policy", este último módulo da responsabilidade de elementos da UEA em colaboração com Danny Wildemeersch da Universidade Católica de Lovaina (Bélgica).
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