Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
voltar 
  
Iniciativas de Caracter Formal
 

Estas iniciativas de carácter formal surgiram na sequência de convites efectuados por instituições de ensino público, universitário ou politécnico, tendo levado ao desenho de planos de estudo e programas de ensino e à docência.

Assim, destaca-se a participação dos elementos da UEA em diversos Cursos de Estudos Superiores Especializados (C.E.S.E.), como:

1) no C.E.S.E. de Educação de Adultos e Animação Comunitária, da Escola Superior de Educação do Porto (1988/89 a 1998/99), pela docência das disciplinas de Pedagogia e Métodos em Educação de Adultos, e Concepção, Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos em Educação, e pela orientação de estágios e de trabalhos; 
2) no C.E.S.E. de Educação Infantil e Básica - variante Educação Comunitária do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (1991/92, 1995/96, 1998/99), pela docência da disciplina Métodos e Técnicas de Educação Comunitária e pela orientação de trabalhos; no C.E.S.E. em Enfermagem Comunitária da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo, pela docência da disciplina de Saúde Comunitária (Módulo 1) (1996/97); 
3) no C.E.S.E. de Enfermagem Materna e Infantil e de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian (Braga) (1997/98 e 1998/99), a orientação da disciplina de Pedagogia; e a colaboração com a Escola Superior de Educação de Viseu, através da orientação e arguição de trabalhos do C.E.S.E. de Administração Escolar.

Para além destas colaborações, a UEA manteve, de 2000 a 2003, um projecto de cooperação com a Universidade de Leiden (Holanda) que envolvia o apoio à participação de alunos da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho no curso intensivo SOCRATES-Erasmus Lifelong Learning Policies in the European Union, coordenado por Barry J. Hake, e, de 2001 a 2003, um programa de mobilidade de estudantes da Licenciatura referida com a Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e a Universidade de Groningen (Holanda).

Ainda no âmbito das actividades de ensino de carácter internacional, refira-se a cooperação da UEA na rede europeia Adult Education in Europe que, nos anos de 1998 a 2003, permitiu a participação no International Programme on Adult Education (IPAE).

Esta colaboração permitiu dois tipos de participação: a leccionação de conteúdos relacionados com as políticas de educação de adultos na União Europeia e em Portugal, por Licínio C. Lima e Paula Guimarães; e a frequência no Programa Intensivo por alunos da Licenciatura em Educação.

Assim, em 1998, este Programa decorreu na Universidade Católica de Nijmegen, Nijmegen - Holanda; em 1999, na Universidade Paul Valéry, Montpellier - França; em 2000, na Universidade do Minho, Braga - Portugal; em 2001, na Universidade Autónoma de Barcelona, Barcelona - Espanha; em 2002, na Universidade Humboldt de Berlim, Berlim - Alemanha; em 2003, na Universidade de Groningen, Groningen - Holanda; e em 2004, na Universidade de Rovaniemi, Lapónia - Finlândia. Estes cursos foram apoiados pelo Programa SOCRATES-Erasmus e a UEA contribuiu para participação de docentes e alunos da U.M através da atribuição de bolsas.

Como referido, em 2000, a UEA tomou a seu cargo a organização do referido programa intensivo, que decorreu ao longo de três meses. Tendo contado com a participação de cinquenta estudantes e catorze professores de dez universidades europeias, o programa apresentou como tema central a Educação de Adultos na Europa e a Educação Permanente e teve como objectivos permitir o conhecimento da realidade da educação e formação de adultos, analisar os grandes temas actualmente em discussão e reflectir sobre as tendências de desenvolvimento desta área nos diversos países europeus e, em particular, em Portugal.

Neste sentido integrou quatro módulos de formação: "Labour, Organization and Management", "Community Education and Community Development", "Learning Strategies in a Multicultural Society" e "Adult Education as Social Policy", este último módulo da responsabilidade de elementos da UEA em colaboração com Danny Wildemeersch da Universidade Católica de Lovaina (Bélgica).

 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por UEA Símbolo de Acessibilidade na Web D.