Esta pesquisa visou identificar práticas inovadoras de educação formal e não-formal de adultos que tivessem um impacto relevante ao nível da aprendizagem e do alargamento das oportunidades de participação dos adultos nos seus contextos educativos, sociais, culturais e políticos. Procurou ainda divulgar formas e métodos pedagógicos que promovessem a aprendizagem, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o recurso a modos de trabalho pedagógico flexíveis e adaptados às necessidades dos adultos envolvidos em processos educativos e formativos.
Tendo em vista a prossecução destes objectivos, foi constituída uma equipa de investigação liderada por Licínio C. Lima, que integrou Paula Guimarães e Amélia Vitória Sancho, da Unidade de Educação de Adultos, Luís Rothes, da Escola Superior de Educação / Instituto Politécnico do Porto, e Raquel Oliveira, em regime de prestação de serviços na UEA. Esta equipa seleccionou e analisou diversas práticas inovadoras de educação formal e não-formal de adultos, tendo sido redigidos vários textos que foram apresentados em diversas reuniões internacionais do projecto.
Dado o interesse do trabalho desenvolvido, a UEA entendeu que seria do maior interesse publicar os textos então produzidos que integram a obra intitulada Perspectives on Adult Education in Portugal, editada em 2004 pela UEA. |