Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
voltar 
  
Supporting the Development of New Learning Pathways for Adults (2002-2004)
Concebido no contexto do consórcio internacional European Research and Development Institutes for Adult Education (ERDI), este projecto foi implementado por diferentes parceiros desta organização, com coordenação geral da instituição Ergon KEK, da Grécia, e com o apoio da Comissão Europeia e do Programa SOCRATES - Grundvig 4.
 

Esta pesquisa visou identificar práticas inovadoras de educação formal e não-formal de adultos que tivessem um impacto relevante ao nível da aprendizagem e do alargamento das oportunidades de participação dos adultos nos seus contextos educativos, sociais, culturais e políticos. Procurou ainda divulgar formas e métodos pedagógicos que promovessem a aprendizagem, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o recurso a modos de trabalho pedagógico flexíveis e adaptados às necessidades dos adultos envolvidos em processos educativos e formativos.

Tendo em vista a prossecução destes objectivos, foi constituída uma equipa de investigação liderada por Licínio C. Lima, que integrou Paula Guimarães e Amélia Vitória Sancho, da Unidade de Educação de Adultos, Luís Rothes, da Escola Superior de Educação / Instituto Politécnico do Porto, e Raquel Oliveira, em regime de prestação de serviços na UEA. Esta equipa seleccionou e analisou diversas práticas inovadoras de educação formal e não-formal de adultos, tendo sido redigidos vários textos que foram apresentados em diversas reuniões internacionais do projecto.

Dado o interesse do trabalho desenvolvido, a UEA entendeu que seria do maior interesse publicar os textos então produzidos que integram a obra intitulada Perspectives on Adult Education in Portugal, editada em 2004 pela UEA.

 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por UEA Símbolo de Acessibilidade na Web D.