A primeira fase do projecto consistiu num estudo de caso de uma enfermaria e na identificação das aprendizagens que ocorriam em contexto de trabalho, tendo por base diferentes técnicas de recolha de dados, como a observação directa e participante, a entrevista, o relato, oral e escrito, e o diário.
A equipa do projecto era constituída por Almerindo Afonso, Amélia Vitória Sancho, Paula Guimarães, Beatriz Araújo e Fátima Pinheiro e era coordenada por Licínio C. Lima. A primeira parte desta pesquisa foi desenvolvida pela Unidade de Educação de Adultos, em colaboração com o Departamento de Educação Permanente do Hospital de S. Marcos e da Escola Superior de Educação Calouste Gulbenkian, em Braga.
O estudo contou ainda com a colaboração de Peter Jarvis, do Departamento de Estudos Educacionais da Universidade de Surrey, Reino Unido, enquanto consultor científico. O projecto recebeu apoio financeiro do Programa Luso Britânico de Investigação Conjunta - Tratado de Windsor. Diversas análises sobre os dados recolhidos foram apresentadas em reuniões científicas e diversos trabalhos foram publicados em revistas da especialidade. |