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Preparação e Aperfeiçoamento de Monitores. Formação Pedagógica de Formadores
Nestas iniciativas, destinadas a profissionais com responsabilidades na formação contínua em escolas, hospitais, serviços da segurança social e autarquias, entre outros, os conteúdos abordados incidiram em particular sobre a Pedagogia em Educação de Adultos, o Currículo das Acções de Formação, as Tecnologias Educativas, assim como outros temas relacionados com a Psicologia da Educação e a Sociologia da Educação Não-Escolar.
 

Estas acções apresentaram durações distintas, contemplando um mínimo de 30 horas ou prolongando-se por vários dias.

Destinadas a professores, educadores de adultos, enfermeiros, médicos ou outros técnicos, estas acções foram iniciadas ainda em 1988, com o curso intitulado Preparação e Aperfeiçoamento de Monitores , prolongando-se por toda a década de 90. Foram realizadas mais de quinze iniciativas com esta designação, oscilando entre as 30 horas, por exemplo nos cursos destinados a profissionais da PORTUCEL e da Coordenação Concelhia da Extensão Educativa, e as 90 horas na acção que envolveu técnicos da Direcção Regional de Agricultura de Entre-Douro e Minho. Deve-se destacar os dez cursos de Formação Pedagógica de Formadores organizados e desenvolvidos no Hospital de S. João no Porto. Estes cursos, de 70 horas, iniciaram-se em 1990, ano durante o qual se realizaram duas acções, prolongaram-se por 1991, com mais duas acções, em 1992 e 1993, com três em cada ano. Desenvolvidas num período específico da história da formação contínua dos profissionais de saúde, estas iniciativas destinaram-se a profissionais que eram dispensados dos seus serviços para participar nas sessões de formação.

Os cursos foram na maioria frequentados por grupos constituídos por 16 formandos, liderados por quatro ou cinco formadores. Esta equipa era constituída por docentes do Instituto de Educação e Psicologia desta Universidade, como Almerindo Janela Afonso, Bento Duarte Silva e José Augusto Pacheco, entre outros, tal como por elementos da UEA, nomeadamente por Amélia Vitória Sancho e Paula Guimarães, esta última após 1993.

Estes formadores abordavam temas relacionados com a Pedagogia e os Métodos de Educação de Adultos, os Audiovisuais, o Desenvolvimento Curricular da Actividades de Formação e a Sociologia da Educação Não-Formal, algumas vezes intercalada com exercícios de dinâmica de grupos. Nestas acções informava-se, reflectia-se e discutia-se conteúdos fundamentais para a formação de formadores, sensibilizando os formandos para a problemática da educação de adultos e favorecendo o desenvolvimento de competências no trabalho de grupo e na organização de sessões de formação.

 
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