Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
voltar 
  
Curso de Sensibilização à Educação de Adultos I e II
Os Cursos de Sensibilização à Educação de Adultos, surgidos na sequência do Curso de Educação de Adultos, foram divididos em duas fases.
 

Desenvolvidos em 1979, de 42 horas cada, os três Cursos de Sensibilização à Educação de Adultos I organizados contaram em cada acção com a participação de 30 formandos. Três formadores asseguraram diversos conteúdos relacionados com a problemática da educação de adultos, com os objectivos de efectuar uma primeira sensibilização à temática e discutir alguns assuntos tidos como mais relevantes naquele contexto temporal. Estes cursos, não obrigando ao pagamento de qualquer inscrição ou propina, concebidos e organizados pelo Projecto de Educação de Adultos, foram propostos a diferentes serviços, tendo sido frequentados por grupos heterogéneos de formandos de diversas instituições, como, por exemplo, do Externato D. Henrique, das escolas secundárias D. Luís de Castro e Alberto Sampaio, das Escolas de Enfermagem e do Magistério Primário e da Junta Central da Casa do Povo, entre outras.

Estes primeiros cursos abriram portas para o lançamento da acção de formação mais repetida na história da Unidade de Educação de Adultos: o Curso de Sensibilização à Educação de Adultos II. Ainda no âmbito do protocolo entre as duas instituições de ensino superior portuguesa e sueca referidas, foram organizados vinte e sete cursos com esta designação entre 1980 e 1982. Desenvolvidos em Braga, mas também em Lisboa, normalmente com a duração de uma semana e em regime intensivo de internato ou semi-internato, estas acções foram orientadas por uma equipa fixa de cinco formadores, José Ribeiro Dias, Abílio Marques e Elias Blanco, da então Unidade Científico-Pedagógica de Ciências da Educação desta Universidade, Amélia Vitória Sancho e Isabel Loureiro, elementos da UEA Contaram ainda com a colaboração de dois formadores suecos, Johan Norbeck e Harald Vallgarda.

Frequentadas por grupos homogéneos de 20 pessoas, profissionais de inúmeros serviços ligados a sectores tão variados como os Ministérios da Agricultura e Pescas, do Comércio, do Trabalho, dos Assuntos Sociais, da Educação, entre outros, assim como associações, autarquias, cooperativas e empresas de vários áreas económicas, eram iniciativas propostas pela UEA, mas também solicitadas pelas mais diversas instituições.

Com a duração aproximada de 35 horas, estas acções eram ajustadas aos grupos em formação, procurando sensibilizar os participantes para a problemática em questão. Neste contexto, os cursos incluíam os seguintes conteúdos programáticos: uma introdução no âmbito da História e da Filosofia da Educação de Adultos; temas ligados à Psico-Sociologia e à Dinâmica de Grupos; a Pedagogia da Educação de Adultos, com a abordagem de métodos e técnicas pedagógicas, como o Círculo de Estudos; e a Comunicação Audiovisual. Uma vez que a equipa da UEA já então era constituída por três elementos a quem cabia organizar e orientar os cursos realizados, estas acções contaram também com a participação de formadores-docentes de outros departamentos da Universidade do Minho, sobretudo da então Unidade Científico-Pedagógica das Ciências da Educação.
De 1983 a 1986, realizaram-se ainda sete Cursos de Sensibilização à Educação de Adultos II.

 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por UEA Símbolo de Acessibilidade na Web D.