Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
voltar 
  
Curso de Educação de Adultos
De uma maneira geral, podem ser identificados dois momentos na história dos projectos de formação da Unidade de Educação de Adultos.
 

O primeiro, que se prolongou até meados da década de 80, teve início com a realização da primeira acção, designada Curso de Educação de Adultos, levada a cabo em 1978, no âmbito do protocolo de colaboração entre a Universidade do Minho e a Universidade de Linköping (Suécia), que contou com o apoio financeiro da Swedish International Development Authority (S.I.D.A.). Com a participação de 28 formandos, profissionais de diversas instituições, a iniciativa foi orientada por 13 formadores, prestigiados especialista nacionais, como H. Barrilaro Ruas, Gonçalo Ribeiro Teles e Jorge Gaspar, entre outros, e internacionais, como Thord Erasmie, Johan Norbeck e Folke Albinson.

A acção decorreu ao longo de 4 meses, num total aproximado de 140 horas. Realizada num momento particular da história da educação em Portugal, esta iniciativa procurou informar, sensibilizar e reflectir sobre a problemática da educação de adultos no país e, concretamente, na região norte. Esta acção visou também formar profissionais com responsabilidades neste campo em pedagogias activas e inovadoras que envolvessem uma maior participação dos formandos.

Desenvolvido em horário pós-laboral ao longo de três dias por semana e três horas por sessão de formação, o curso apresentou um carácter activo, do ponto de vista dos métodos, e abrangente, quanto aos conteúdos. Os métodos pedagógicos utilizados exigiram a participação empenhada dos formandos que constituíram grupos de estudo e reflexão. Os temas abordados contemplaram a evolução histórica de diversos conceitos, as políticas educativas e o desenvolvimento comunitário, entre outros.

Estes eram temas pertinentes num período em que a população em geral registava algum desconhecimento face à problemática da educação de adultos, tendo favorecido a discussão de muitas questões, como, por exemplo, o analfabetismo. Para além de inaugurar as actividades do sector da formação, esta acção levou à preparação de profissionais que, mais tarde, integraram a equipa do então Projecto de Educação de Adultos, como Amélia Vitória Sancho, Técnica Superior desta Unidade, hoje responsável pela área da formação, e Isabel Loureiro que se manteve ligada ao Projecto até 1982.

 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por UEA Símbolo de Acessibilidade na Web D.