Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
Iniciativas Não-Formais
 
Iniciativas Não-Formais 

A UEA tem realizado uma variada gama de cursos e acções de formação que concebe, organiza e desenvolve especificamente de acordo com os seus objectivos e/ou os das instituições com as quais colabora. De entre os serviços e instituições interessados em acções de formação organizadas pela Unidade de Educação de Adultos, destacam-se: departamentos de formação, projectos e programas de formação e/ou intervenção; associações (culturais, sindicais, patronais, etc.); autarquias; bibliotecas e museus; casas da cultura; centros culturais; cooperativas; empresas; estabelecimentos de ensino; hospitais e centros de saúde; serviços de educação/formação de adultos; serviços de segurança social; etc.

O desenho das acções envolve estudos de perfis de formação, das motivações e dos interesses dos participantes. A UEA ainda responsável pela produção e organização de material didáctico e textos de apoio, bem como pela avaliação final das acções.

Entre as principais iniciativas de educação não-formal destacam-se:



Towards Becoming a Good Adult Educator
A UEA participa no curso Towards Becoming a Good Adult Educator que irá decorrer em Vilnius, na Lituânia, de 7 a 13 de Maio de 2007, na modalidade de formação presencial.
mais informações em 
 
Curso de Agentes de Educação e Formação de Adultos
A pedido da Profisousa - Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, foi desenvolvida a coordenação e foram leccionados diferentes conteúdos no Curso de Agentes de Educação e Formação de Adultos, que decorreu nas instalações instituição, em Paços de Ferreira.
mais informações em 
 
Towards Becoming a Good Adult Educator
A UEA participa no curso Towards Becoming a Good Adult Educator que irá decorrer em Vilnius, na Lituânia, de 7 a 13 de Maio de 2007, na modalidade de formação presencial.
mais informações em 
 
Oficina de Formação
Acção de formação no âmbito do projecto de investigação "Literacia(s) em Contexto de Trabalho. Investigação e Educação/Formação".
mais informações em 
 
Formação e Qualificação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário
O ano 2002 marcou o retomar da colaboração iniciada com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga, através da organizada acção intitulada Formação e Qualificação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário.
mais informações em 
 
Comunicação Pedagógica
Esta acção contou com a participação de 22 formandos, docentes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, tendo decorrido ao longo de 18 horas nos meses de Junho e Julho de 2000.
mais informações em 
 
Concepção, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos
Esta acção de formação contou com a participação de um elemento da UEA, tendo sido organizada pelo Núcleo Regional do Projecto VIDA da Madeira.
mais informações em 
 
Aprendendo no Local de Trabalho - Formação Pedagógica de Formadores
Estas duas acções de Formação Pedagógica de Formadores, uma destinada a médicos e outra a enfermeiros com responsabilidades de formação nos diferentes serviços do Hospital de S. Marcos, foram implementadas ao longo de 90 horas cada.
mais informações em 
 
Formação Pedagógica de Formadores. Intervenção na Prevenção da Toxicodependência/2ª fase - Aprofundamento
Esta acção de formação contou com a participação de 25 formandos (médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros técnicos da área da Saúde), tendo como formadores elementos da Universidade do Minho e outros profissionais da Saúde.
mais informações em 
 
Formação Pedagógica de Formadores - Intervenção na Prevenção da Toxicodependência
As problemáticas da formação de formadores e dos projectos em educação levaram ao estabelecimento de uma colaboração entre a UEA e o Núcleo de Braga do Projecto-Vida, ao abrigo do Programa-Quadro Prevenir, inaugurando mais uma área de actuação.
mais informações em 
 
Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos na Prevenção da Toxicodependência
A acção Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos na Prevenção da Toxicodependência foi frequentada por dois grupos de 21 formandos cada (psicólogos, sociólogos, assistentes sociais e animadores socioculturais) numa iniciativa formativa desdobrada em duas edições.
mais informações em 
 
Formação Pedagógica de Formadores
A primeira acção de formação com esta designação surgiu em 1993, organizada a pedido do Centro de Formação de Professores Sebastião da Gama, de Santo Tirso.
mais informações em 
 
Concepção, Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos em Educação
Após o desenvolvimento do "Projecto-Viana" e na sequência da experiência adquirida na implementação de actividades de intervenção sócio-educativa incluídas nesta investigação, foram concebidas acções de formação que visaram sensibilizar os participantes para a importância dos projectos em educação, bem como promover o desenvolvimento de competências de planificação de actividades de animação e formação para comunidades sociais diversificadas.
mais informações em 
 
Curso Intensivo sobre Património e Desenvolvimento das Comunidades
Este curso foi desenvolvido em 1984, ao longo de 28 horas, tendo contado com a participação de 20 formandos e um formador da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.
mais informações em 
 
Formação de Animadores e Agentes de Desenvolvimento
Este curso foi realizado em 1986 ao longo de 148 horas.
mais informações em 
 
Alimentação e Nutrição
Este curso foi desenvolvido em 1981, ao longo 35 horas, contou com a participação de 20 formandos
mais informações em 
 
Formação em Educação de Adultos para a Equipa Móvel
O primeiro curso desta natureza ocorreu em 1990, na sequência do protocolo celebrado entre a Universidade do Minho, pela UEA, e a Direcção Geral de Educação Extra-Escolar do Ministério da Educação da República de Cabo Verde.
mais informações em 
 
Preparação e Aperfeiçoamento de Monitores. Formação Pedagógica de Formadores
Nestas iniciativas, destinadas a profissionais com responsabilidades na formação contínua em escolas, hospitais, serviços da segurança social e autarquias, entre outros, os conteúdos abordados incidiram em particular sobre a Pedagogia em Educação de Adultos, o Currículo das Acções de Formação, as Tecnologias Educativas, assim como outros temas relacionados com a Psicologia da Educação e a Sociologia da Educação Não-Escolar.
mais informações em 
 
Segurança no Trabalho e Ergonomia
Diversas acções de Segurança no Trabalho e Ergonomia decorreram em 1984, 1985, 1987 e 1988, com a duração de 21 horas cada, tendo integrado grupos de aproximadamente 20 formandos.
mais informações em 
 
Seminário e o Curso para Líderes de Círculos de Estudo
Estas acções , desenvolvidas em 1983 e 1984, foram marcadamente práticas, procurando desenvolver uma formação para animadores sobre um método pedagógico participado e democrático.
mais informações em 
 
Oficinas de Autores - Produção de Textos de Educação de Base de Adultos
Realizadas em 1981, 1982 e 1984, as Oficinas de Autores - Produção de Textos de Educação de Base de Adultos foram actividades educativas e formativas de curta duração que se desenrolaram ao longo de catorze, vinte e uma e trinta horas cada respectivamente.
mais informações em 
 
Curso de Sensibilização à Educação de Adultos I e II
Os Cursos de Sensibilização à Educação de Adultos, surgidos na sequência do Curso de Educação de Adultos, foram divididos em duas fases.
mais informações em 
 
Curso de Educação de Adultos
De uma maneira geral, podem ser identificados dois momentos na história dos projectos de formação da Unidade de Educação de Adultos.
mais informações em 
 

 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por UEA Símbolo de Acessibilidade na Web D.