A UEA tem realizado uma variada gama de cursos e acções de formação que concebe, organiza e desenvolve especificamente de acordo com os seus objectivos e/ou os das instituições com as quais colabora. De entre os serviços e instituições interessados em acções de formação organizadas pela Unidade de Educação de Adultos, destacam-se: departamentos de formação, projectos e programas de formação e/ou intervenção; associações (culturais, sindicais, patronais, etc.); autarquias; bibliotecas e museus; casas da cultura; centros culturais; cooperativas; empresas; estabelecimentos de ensino; hospitais e centros de saúde; serviços de educação/formação de adultos; serviços de segurança social; etc.
O desenho das acções envolve estudos de perfis de formação, das motivações e dos interesses dos participantes. A UEA ainda responsável pela produção e organização de material didáctico e textos de apoio, bem como pela avaliação final das acções.
Entre as principais iniciativas de educação não-formal destacam-se:
Towards Becoming a Good Adult Educator
|
A UEA participa no curso Towards Becoming a Good Adult Educator que irá decorrer em Vilnius, na Lituânia, de 7 a 13 de Maio de 2007, na modalidade de formação presencial.
|
mais informações em
|
|
Curso de Agentes de Educação e Formação de Adultos
|
A pedido da Profisousa - Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, foi desenvolvida a coordenação e foram leccionados diferentes conteúdos no Curso de Agentes de Educação e Formação de Adultos, que decorreu nas instalações instituição, em Paços de Ferreira.
|
mais informações em
|
|
Towards Becoming a Good Adult Educator
|
A UEA participa no curso Towards Becoming a Good Adult Educator que irá decorrer em Vilnius, na Lituânia, de 7 a 13 de Maio de 2007, na modalidade de formação presencial.
|
mais informações em
|
|
Oficina de Formação
|
Acção de formação no âmbito do projecto de investigação "Literacia(s) em Contexto de Trabalho. Investigação e Educação/Formação".
|
mais informações em
|
|
Formação e Qualificação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário
|
O ano 2002 marcou o retomar da colaboração iniciada com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga, através da organizada acção intitulada Formação e Qualificação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário.
|
mais informações em
|
|
Comunicação Pedagógica
|
Esta acção contou com a participação de 22 formandos, docentes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, tendo decorrido ao longo de 18 horas nos meses de Junho e Julho de 2000.
|
mais informações em
|
|
Concepção, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos
|
Esta acção de formação contou com a participação de um elemento da UEA, tendo sido organizada pelo Núcleo Regional do Projecto VIDA da Madeira.
|
mais informações em
|
|
Aprendendo no Local de Trabalho - Formação Pedagógica de Formadores
|
Estas duas acções de Formação Pedagógica de Formadores, uma destinada a médicos e outra a enfermeiros com responsabilidades de formação nos diferentes serviços do Hospital de S. Marcos, foram implementadas ao longo de 90 horas cada.
|
mais informações em
|
|
Formação Pedagógica de Formadores. Intervenção na Prevenção da Toxicodependência/2ª fase - Aprofundamento
|
Esta acção de formação contou com a participação de 25 formandos (médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros técnicos da área da Saúde), tendo como formadores elementos da Universidade do Minho e outros profissionais da Saúde.
|
mais informações em
|
|
Formação Pedagógica de Formadores - Intervenção na Prevenção da Toxicodependência
|
As problemáticas da formação de formadores e dos projectos em educação levaram ao estabelecimento de uma colaboração entre a UEA e o Núcleo de Braga do Projecto-Vida, ao abrigo do Programa-Quadro Prevenir, inaugurando mais uma área de actuação.
|
mais informações em
|
|
Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos na Prevenção da Toxicodependência
|
A acção Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos na Prevenção da Toxicodependência foi frequentada por dois grupos de 21 formandos cada (psicólogos, sociólogos, assistentes sociais e animadores socioculturais) numa iniciativa formativa desdobrada em duas edições.
|
mais informações em
|
|
Formação Pedagógica de Formadores
|
A primeira acção de formação com esta designação surgiu em 1993, organizada a pedido do Centro de Formação de Professores Sebastião da Gama, de Santo Tirso.
|
mais informações em
|
|
Concepção, Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos em Educação
|
Após o desenvolvimento do "Projecto-Viana" e na sequência da experiência adquirida na implementação de actividades de intervenção sócio-educativa incluídas nesta investigação, foram concebidas acções de formação que visaram sensibilizar os participantes para a importância dos projectos em educação, bem como promover o desenvolvimento de competências de planificação de actividades de animação e formação para comunidades sociais diversificadas.
|
mais informações em
|
|
Curso Intensivo sobre Património e Desenvolvimento das Comunidades
|
Este curso foi desenvolvido em 1984, ao longo de 28 horas, tendo contado com a participação de 20 formandos e um formador da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.
|
mais informações em
|
|
Formação de Animadores e Agentes de Desenvolvimento
|
Este curso foi realizado em 1986 ao longo de 148 horas.
|
mais informações em
|
|
Alimentação e Nutrição
|
Este curso foi desenvolvido em 1981, ao longo 35 horas, contou com a participação de 20 formandos
|
mais informações em
|
|
Formação em Educação de Adultos para a Equipa Móvel
|
O primeiro curso desta natureza ocorreu em 1990, na sequência do protocolo celebrado entre a Universidade do Minho, pela UEA, e a Direcção Geral de Educação Extra-Escolar do Ministério da Educação da República de Cabo Verde.
|
mais informações em
|
|
Preparação e Aperfeiçoamento de Monitores. Formação Pedagógica de Formadores
|
Nestas iniciativas, destinadas a profissionais com responsabilidades na formação contínua em escolas, hospitais, serviços da segurança social e autarquias, entre outros, os conteúdos abordados incidiram em particular sobre a Pedagogia em Educação de Adultos, o Currículo das Acções de Formação, as Tecnologias Educativas, assim como outros temas relacionados com a Psicologia da Educação e a Sociologia da Educação Não-Escolar.
|
mais informações em
|
|
Segurança no Trabalho e Ergonomia
|
Diversas acções de Segurança no Trabalho e Ergonomia decorreram em 1984, 1985, 1987 e 1988, com a duração de 21 horas cada, tendo integrado grupos de aproximadamente 20 formandos.
|
mais informações em
|
|
Seminário e o Curso para Líderes de Círculos de Estudo
|
Estas acções , desenvolvidas em 1983 e 1984, foram marcadamente práticas, procurando desenvolver uma formação para animadores sobre um método pedagógico participado e democrático.
|
mais informações em
|
|
Oficinas de Autores - Produção de Textos de Educação de Base de Adultos
|
Realizadas em 1981, 1982 e 1984, as Oficinas de Autores - Produção de Textos de Educação de Base de Adultos foram actividades educativas e formativas de curta duração que se desenrolaram ao longo de catorze, vinte e uma e trinta horas cada respectivamente.
|
mais informações em
|
|
Curso de Sensibilização à Educação de Adultos I e II
|
Os Cursos de Sensibilização à Educação de Adultos, surgidos na sequência do Curso de Educação de Adultos, foram divididos em duas fases.
|
mais informações em
|
|
Curso de Educação de Adultos
|
De uma maneira geral, podem ser identificados dois momentos na história dos projectos de formação da Unidade de Educação de Adultos.
|
mais informações em
|
|