Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
Investigação e Desenvolvimento
 
Investigação e Desenvolvimento 

A Unidade de Educação de Adultos, desde 1979, tem promovido e/ou participado no desenvolvimento de projectos de investigação e intervenção, financiados por instituições nacionais e internacionais.

Até ao momento, a UEA  desenvolveu os seguintes projectos:



Supporting the Development of New Learning Pathways for Adults (2002-2004)
Concebido no contexto do consórcio internacional European Research and Development Institutes for Adult Education (ERDI), este projecto foi implementado por diferentes parceiros desta organização, com coordenação geral da instituição Ergon KEK, da Grécia, e com o apoio da Comissão Europeia e do Programa SOCRATES - Grundvig 4.
mais informações em 
 
Literacia(s) em Contexto de Trabalho. Investigação e Educação/Formação (2002-2004)
ste projecto de investigação surgiu na sequência do contacto efectuado por uma multinacional do ramo da electrónica, sediada no concelho de Braga, à Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho, em 2002, com o objectivo de conhecer a disponibilidade desta última para desenvolver um estudo que permitisse caracterizar a situação literácita dos seus trabalhadores.
mais informações em 
 
Popularly Initiated Adult Education (1997-2002)
Este projecto, resultante de uma iniciativa conjunta das Universidades de Cork (Irlanda), Linköping (Suécia) e do Minho (Portugal), teve como objectivos proceder ao estudo de formas de Educação de Adultos de tipo não-formal e de origem/iniciativa popular e inventariar, descrever e comparar realizações nos três países referidos.
mais informações em 
 
Aprendendo no Local de Trabalho (1996-2001)
Esta investigação abordou as aprendizagens desenvolvidas no hospital, enquanto local de trabalho.
mais informações em 
 
Adult Education and Lifelong Learning in Europe (1993-1995)
Este projecto, que foi coordenado internacionalmente por Walter Leirman da Universidade de Lovaina (Bélgica), assentou numa metodologia de tipo Delphi, tendo envolvido catorze países europeus - onze da União Europeia, a República Checa, a Estónia e a Eslovénia.
mais informações em 
 
State of the Art' Study of Research on the Education of Adults in the European Countries (1992-1994)
Este estudo consistiu na identificação das principais características do estado da Educação de Adultos em diferentes países europeus.
mais informações em 
 
Perspectives on Adult Education in the European Community (1991-1992)
Este projecto de investigação foi desenvolvido no âmbito do programa com o mesmo nome, da responsabilidade do European Community Task Force for Human Resources, Education, Training and Youth e do Economic and Social Committee for the European Communities.
mais informações em 
 
Associações para o Desenvolvimento no Alto Minho (1985-1986)
Projecto de investigação relativo à situação e às perspectivas do associativismo no Distrito de Viana do Castelo
mais informações em 
 
A Investigação Participativa no Distrito de Viana do Castelo (1983-1988)
Esta pesquisa consistiu num projecto levado a cabo com um grupo de Associações Cooperantes do Centro Cultural do Alto Minho, coordenado pela Unidade de Educação de Adultos, em cooperação com a Universidade de Linköping e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
mais informações em 
 
A Educação de Adultos no Distrito de Braga (1979-1982)
Projecto de investigação que consistiu no levantamento das associações que desenvolviam iniciativas no âmbito da Educação de Adultos.
mais informações em 
 

Actualmente a UEA participa no desenvolvimento dos seguintes projectos 
 


Trans... Formar para Agir (2006-2007)
O projecto “Trans…Formar para Agir” consiste num estudo sobre as condições de desenvolvimento, as práticas de formação e o impacto pessoal e social dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) promovidos pela Associação para o Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), no período compreendido entre Janeiro de 2001 e Dezembro de 2005.
mais informações em 
 
A Good Adult Educator in Europe - curriculum development project - AGADE (2004-2006)
Este projecto tem como finalidade melhorar a qualidade e o acesso dos educadores de adultos dos países-parceiros e de outros países europeus a cursos de formação de educadores de adultos.
mais informações em 
 
New Challenges of Youth Training in the Knowledge Society - YOUTRAIN (2004-2006)
Com a finalidade de contribuir para a compreensão do insucesso e abandono escolares de jovens e adultos, a Unidade de Educação de Adultos tem em desenvolvimento o projecto YOUTRAIN, iniciativa coordenada pela Universidade de Barcelona/Centro de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras das Desigualdades.
mais informações em 
 
Práticas Locais de Educação de Adultos em Portugal (2005-2006)
A Unidade de Educação de Educação tem em desenvolvimento o projecto Práticas Locais de Educação de Adultos em Portugal, na sequência do trabalho efectuado no âmbito de um Call for Tender da Direcção-Geral para a Educação e Cultura da União Europeia e a convite da Universidade de Montpellier (França), num estudo coordenado pela Universidade de Leiden (Holanda).
mais informações em 
 
Popular Education and Community Development (2002--)
Este projecto surge na sequência de outros desenvolvidos com associações populares já concluídos e apresenta como objecto de estudo a educação popular, sobretudo o trabalho implementado por estas organizações não-governamentais nos campos da educação e da formação de adultos e do desenvolvimento comunitário.
mais informações em 
 

 
  © 2022 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por UEA Símbolo de Acessibilidade na Web D.